A resposta mais óbvia é: POR DIVERSOS MOTIVOS! Já a menos óbvia, mas que as pessoas mais atribuem é porque se a empresa está a venda ela está falida. ERRADO! As pessoas decidem vender suas empresas pelos mais diversos motivos, sejam eles pessoais ou estratégicos mesmo. Neste post irei tentar apresentar os motivos mais frequentes vistos por nós da Classinegócio.com.
- Motivos pessoais
Outros interesses: ter um negócio por muito tempo pode fazer com o empreendedor se sinta por vezes saturado de sua área. Se isto já acontece com quem é funcionário e decide dar uma guinada na vida profissional, por que não pode acontecer com um empresário de sucesso?
Aposentadoria: este motivo é bastante comum, principalmente em empresas familiares com muitos anos de existência. Muitas empresas familiares não possuem um processo de sucessão por não terem herdeiros ou por falta de interesse dos mesmos.
Conflito entre sócios: costumo dizer que uma sociedade pode ser comparada a um casamento, onde os sócios se unem em prol de um projeto comum, mas como toda relação pode ir se desgastando com o tempo fazendo com que cada um tenha seus motivos para não seguir no negócio.
- Estratégicos
Readequação do core business: empresários com muitos anos de estrada por vezes percebem que certas partes do seu negócio poderiam trazer maior lucratividade do que seu negócio atual. Mesmo tendo lucro com sua empresa se veem em uma encruzilhada: ampliar seu negócio para explorar um nicho já conhecido ou vender a parte de sua empresa que não lhe interessa e intensificar seus esforços no novo foco.
Efetivar o desinvestimento: receber o que investiu na empresa acrescido de lucro. Mas atenção: só faz desinvestimento empresas que são lucrativas ou com grande potencial de lucro! Apesar de a maioria dos empresários não abrirem um negócio para vende-lo (assim como a maioria das pessoas não casam já pensando que irão se separar), esta prática está muito em voga por grande influencia das startups que tem um modelo de negocio voltado para a inovação, e tem em seu DNA a ideia de que nem todo negócio dura para sempre, pois a inovação que vivemos tende a reformular mercados.
Em processo de falência ou fechamento: este é o pior cenário para quem quer vender uma empresa, pois um negócio vale quanto ele gera de receita. Um empresário que deseja vender sua empresa que está deficitária pelo preço que investiu no negócio tende a amargar uma realidade dura do mercado. Como já disse em outro post, o pior momento para vender uma empresa é quando ela está deficitária, pois seu preço de venda será estimado por quanto um potencial comprador irá querer pagar. Por outro lado, pode ser uma grande oportunidade de negócio para um comprador que entende do ramo e consegue fazer um estudo adequado do mercado.
É preciso compreender que a decisão de vender uma empresa implica diversos fatores que envolvem aspectos pessoais e estratégicos, e o sucesso ou não depende de quais objetivos estão envolvidos na decisão. Como disse Peter Druker: “Os resultados são obtidos através da exploração de oportunidades, não pela solução de problemas”.
Referências: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/10-frases-de-peter-drucker-que-podem-mudar-a-sua-percepcao-de-mundo/)