Famoso pelo programa “O Sócio” (Canal History), Marcus Lemonis continua aumentando sua fortuna comprando empresas (seja uma parte societária ou o negócio todo). O que poucas pessoas sabem é que vender uma empresa não é algo tão difícil assim.
Lemonis é o fundador e Presidente (CEO) da Camping World e Good Sam, uma empresa norte-americana varejista de veículos recreativos e de bens e serviços relacionados. Um dos fundamentos de Lemonis é de que toda empresa deve ser pensada como um organismo vivo que possui suas virtudes e defeitos.
Por exemplo: certas empresas possuem um produto fantástico, de alta qualidade e muito bem recebido por seus consumidores (virtude) mas seu processo de distribuição pode ser um desastre que leva seu produto a um preço não competitivo no mercado (defeito). É neste ponto que Marcus nos ensina a primeira lição:
Todo negócio deve ser olhado de dentro para fora analisando suas fortalezas e fraquezas.
Ao adquirir suas empresas, Marcus (pela ampla experiencia mercadológica que tem) consegue perceber que certos negócios precisam apenas alguns ajustes para serem alavancadas, como por exemplo seu famoso método 3Ps (Pessoas, Produtos e Processos).
Outra lição apresentada por Limonis em seus programas, é de que o empreendedor deve estar aberto a analisar sua empresa e olhar de fato o que deve ser modificado sem apegos emocionais. Assim temos a segunda lição:
Só amar o que faz (seu negócio) não é suficiente para mantê-lo saudável.
Nas minhas consultorias percebo um fator decisivo que leva muitas pessoas a tomarem a decisão de venda da sua empresa na hora errada: o apego emocional. Em outro post que escrevi Vender uma empresa: qual melhor momento? demonstrei que o pior momento para vender uma empresa é quando ela vai mal financeiramente onde a única saída é sua venda. Lembre-se do princípio básico: o melhor momento de vender uma empresa é quando ela ainda está lucrando.
Empresa saudável não depende só de dinheiro
Como sempre discutimos aqui, sabemos que não só de dinheiro vive uma empresa, é claro. Antes de sair por aí buscando dinheiro achando que seu problema é apenas financeiro, faça uma análise de dentro para fora, e principalmente, do que sua empresa realmente precisa.